GALERIA FAVO

VISITE AS DIVERSAS PÁGINAS DESTE SITE

TULIO TAVARES & MENOSSÃO uma exposição individual

Galeria Favo recebe a irreverência e a formalidade de Túlio Tavares

Exposição com abertura em 1º de agosto é oportunidade inédita de conhecer o trabalho marginal do artista em circuito formal

A partir de 1º de agosto, a galeria Favo apresenta o embate entre arte formal e marginal presente na trajetória de Túlio Tavares. Em Túlio Tavares X Menossão, o artista plástico e coordenador do coletivo Nova Pasta assume essas duas facetas com trabalhos emblemáticos. Na primeira sala, estão 20 pinturas sobre papel e três fotografias em grande dimensão produzidas com recursos digitais. A segunda sala é o espaço da irreverência e do questionamento sobre os limites da arte em mostra multimídia com instalação, vídeo arte, lambe-lambe, moda e fanzine.
Os trabalhos do primeiro segmento são figuras abstratas em tinta espalhada sobre o plano, lembrando uma rede de nervos ou veias. As finas linhas em cores vibrantes se entrelaçam de forma orgânica, ramificando de troncos maiores a nervuras mais finas. Os emaranhados raras vezes tocam ou ultrapassam os limites da superfície. O impacto estético dessas formas é potencializado nas fotos, em ampliações de 1,20 m² .
A sala multimídia abriga o personagem Menossão, que se concretiza pela primeira vez em uma galeria de arte de São Paulo. Túlio reúne ali uma vasta documentação de obras que procuram provar a existência dessa figura ficcional, transformada numa “entidade” para criticar e testar o papel da arte e da mídia no século 21. “Se Tiazinha pode, por que Menossão não pode?”, pergunta-se ele, que já concedeu entrevistas a grandes jornais de São Paulo em nome de “Menossão”. Ao personagem foi atribuída a façanha de coordenar o grupo Os Bigodistas, responsável pela pintura de bigodes em outdoors de bairros nobres da cidade em 2005.
Túlio e um eclético grupo de artistas plásticos, músicos, DJs, jornalistas, fotógrafos e intelectuais, entre eles Nicolau Sevcenko, Zeca Baleiro, RicardoBasbaum e o coletivo Bijari, registram homenagem à Menossi em gravações de músicas e depoimentos, textos, vídeos, peças de roupa e outros objetos.
Segundo o teórico de arte Gavin Adams, “o projeto Me

TULIO TAVARES & MENOSSÃO

Uma Exposição Individual

Tulio Tavares é a escolha certa para o investidor: presença na historia da arte, agressividade, seriedade, discurso, e uma pitada salutar de romantismo, são seus méritos.

O artista vive no limite da arte, com discrição duchampiana e curadorias no currículo que deixam a Bienal no chinelo.

A mostra terá duas salas, uma para Tulio Tavares, e outra para Menossão. O artista mostra uma parede lotada de desenhos muito sedutores, abstratos, muito leves, e precisos, cuja simplicidade, como toda boa arte, é desconcertante, beirando a provocação e genialidade. Como se não bastasse, o pulo do gato são as fotografias feitas a partir dos desenhos, de resultado muito próximo ao visual de galáxias, e ambientes cósmicos.

Na sala de Menossão temos um apanhado do legado desta importante figura, com painéis, fotos, objetos de desejo, souvenirs e documentos. Tulio Tavares tem acompanhado a trajetória de Menossi desde seus antepassados, até os dias de hoje. Diferentemente de Clark Kent, que tem de optar entre ser o Super-Homem, ou não, Tulio e Menossão são vistos juntos.

MAIS SOBRE TÚLIO TAVARES

Túlio Tavares

Protagonista de uma nova geração de artistas residentes em São Paulo reunidos também em coletivos de arte, Túlio Tavares realizou mostras importantes, como a Ares e Pensares, no Sesc Santana, dentre outras. Coordenou a exposição Arte Contemporânea no Movimento dos Sem Teto do Centro (ACMSTC), que abrigou uma imersão de mais de 300 artistas no edifício Prestes Maia por quinze dias, em 2001. Diante do anúncio de reintegração de posse das 460 famílias que moravam no prédio no ano passado, Túlio voltou a articular artistas para ações conjuntas com o MSTC. Vencida a ameaça, o Prestes Maia é hoje reconhecido como símbolo de arte contemporânea, de resistência cultural e de luta por moradia no Brasil.

Esse processo inédito de aproximação de artistas contemporâneos com movimentos sociais foi apresentado, com sala especial, na Bienal Internacional de Artes de Havana (março de 2006), em Londres, no seminário Performance Studies International (abril de 2006), e na galeria de Arte Vermelho (julho de 2006). Outra recente exposição no circuito oficial foi “A roupa nova do Rei — Uma fotonovela na vitrine” (outubro de 2005), discutindo também a função da arte e, para Túlio, “sua verdadeira visibilidade”. Além de instalação, o trabalho foi composto de quatorze cenas dos personagens em tamanho natural, com fotos coladas na vidraça externa da galeria do Sesc Avenida Paulista, formando uma versão surrealista do clássico conto de Hans Christian Andersen.

SERVIÇO:

Túlio Tavares & Menossão

Galeria Favo

Coquetel de abertura dia 27 de julho, às 20h.

até 26 de agosto, de terça à sábado, das 12h às 18h;

t.  (11) 3812-6571

r. Fradique Coutinho, 1.004 – Vila Madalena – São Paulo, SP

 

 

 

 

TODOS OS VÍDEOS AQUI APRESENTADOS FAZEM PARTE DO DVD “MENOSSÃO PARA PREFEITO DA BIENAL”

TI TÁ CUM PINTÃO TI TA CUM MENOSSÃO

########

O MENOSSÃO É ROSA, POR BRUNA TAVARES

########

MENOSSÃO JÁ NASCEU OBRA DE ARTE, POR BASBAUM

########

ARTSHOP

########

A MATERIALIZAÇÃO DO MENOSSÃO NO INÍCIO DO MILÊNIO

########

MENOSSÃO, O AGENTE FEDERAL

########

PICASSO NEM DE GRAÇA

########

GLÓRIA IN MENOSSIS

########

SADDAN MENOSSI

########

MENOSSÃO EM CAMPANHA

########

DESPEJADOS DO MUNDO UNÍ VOS

########

PARANGOMONSTRO OU AMOR DIVINO

########

ARTISTAS FEDERAIS NO BLEN BLEN

########

MENOSSÃO PARA PREFEITO DA BIENAL

########

TI TA CUM PINTÃO TI TÁ CUM MENOSSÃO LICÉRGICO

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s